sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Materias e texturas


Como o ‘know how’ pode fazer toda diferença quando adquirimos nossas peças de roupas. Afinal são elas que expressam nossa personalidade, somos os que vestimos não é? Por isso achamos super interessante dividir com vocês um know how básico (adquirido pela blogueira Fernanda da Oficinadeestilo) para facilitar suas compras. Precisamos saber diferenciar os tecidos, as qualidades, saber as diferentes propriendades de cada um. Assim podemos distinguir os tecidos ideais para viajar, para trabalhar, para uma ocasião especial, ou mesmo para ir tomar um cafézinho ou um vinho em um bistro debater a vida com as amigas. E o mais importante é que nunca iremos ficar na dúvida se o preço esta equivalente há qualidade, por que afinal pelo design e a originalidade podemos sempre dizer se vale a pena, mas nem sempre sabemos o quanto um tecido vale.

 

Os tecidos podem ser feito com fibras naturais ou artificiais/sintéticas.

 

As fibras naturais são o algodão, o linho, a lã e a seda. Esses tecidos são bem confortáveis e flexíveis, duráveis, resistentes, de toque agradável, práticos de manter e com permitindo tambem uma transpiração ótima. Porém nem sempre são os ideias pois amassam com muita facilidade. Quanto a qualidade, são considerados ótimos mas tendem a desbotar com o tempo.

As fibras artificiais  são viscose, raion, acetato, poliéster, acrílico e nylon. Esses secam muito rápido, são super resistentes e quase não amassam, sendo assim tecidos práticos.  Com tanto nem tudo é perfeito, porque esses tecidos não absorvem a transpiração, e precisam de mais cuidado quando passados, pois queimam com muita felicidade. Além disso existem questões de manutenção recorrentes pois tendem a criar ‘bolinhas’ e envelhecer depois das primeiras lavagens, ou mesmo ocorrer problemas onde as costuras se entortam.

 

Etiqueta de composição (obrigatóriamente deve ser encontrada no interior da peça) – é nessa etiqueta que encontramos as informações/ porcentagens da composição, e podemos distiguir se é composta por fibras naturais, artificiais ou mesmo uma mistura dos dois.

 

Know How básico:

·      Uma peça com maior quantidade de tecido natural sempre é definitivamente mais fresca. No verão é preferível, mesmo em cores escuras vai estar livre do calor.

·      Quanto mais tecido natural na composição , mais o valor cobrado pode ser justificado.

·      Uma peça com maior quantidade de tecido sintético esquenta., ideal para o inverno.

·      Ficar atento para não pagar um valor absurdo para uma peça 100% sintética sabendo que irá durar tanto quanto uma peça de fibra natural.

·      Quer sempre carregar sua elegância, sua bagagem cultural, sua sofisticação nas suas vestimentas. Opte mais por materias naturais. Eles transmitem instantaneamente uma imagem mais elegante, de qualidade, douradora.

·      Tudo que tem strech/elastano tem fio sintético na composição

·      Tecido plano (que não estica) pode ser feito de tecido natural ou de tecido sintético

.   Malha (tecido que estica, tipo viscolycra, jérsei, suplex, etc) pode ter porcentagem de tecido natural, mas é quase sempre 100% sintético – pode se obter mais informações sobre a diferença entre tecido plano e malha com a Natália num comentário do blog Fora de Moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário