sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cores e seus Valores

Achei um estudo de cores interessantíssimo, e queria compartilhar com vocês. Percebam como as partes em negrito podem ser associadas a personalidade de nossos Novas Boêmios. Por tanto uso as palavras de Antonio Porto e Clecio Dias do site - (http://www.tci.art.br/cor/efeito.htm)

Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes.
As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades.
Existem muitos testes psicológicos,que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós próprios, por meio do poder da cor.

VERMELHO: Aspectos favoráveis: o vermelho, sugere motivação, atividade e vontade. Ele atrai vida nova e pontos de partida inéditos. O vermelho está associado ao calor e à excitação, com a iniciativa e a disposição para agir, com o espírito de pioneirismo que nos eleva. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. Afetuosidade e perdão são duas belas qualidades dessa cor, assim como a prosperidade e a gratidão. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho.
Aspectos desfavoráveis: indecência e grosseria, falta de polidez e certa obstinação podem começar a aparecer aqui. Crueldade física, brutalidade e perigo tornam-se mais evidentes. A intensidade e força intrínsecas do vermelho, podem transformar-se em raiva e fúria belicosa, ou se expressam sob a forma de brutalidade, crueldade, rancor ou revolta.
Efeitos físicos do vermelho: o vermelho é uma cor quente, com natureza extrovertida. Essa cor estimula a vitalidade e energia em todo o organismo vivo e, quando houver indolência, estimula a atividade. O vermelho faz a adrenalina circular.

LARANJA: Aspectos favoráveis: assim como o vermelho, a cor laranja é expansiva e afirmativa; contudo é mais construtiva. O laranja reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Essa cor traz as "bênçãos da vida ": boa saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida. Comunicação, movimento e iniciativa geralmente são elementos dessa cor, cujo atributo mais elevado é a beatitude celeste.
Aspectos desfavoráveis: o efeito colateral da cor laranja pode incluir uma atitude autoritária ou esmagadora. Isso pode ser expresso como ostentação ou traço exibicionista. As vibrações negativas do laranja estão associadas com descontentamento, melancolia e tristeza e, suas formas extremas são refletidas por perda da vitalidade, abatimento e destrutividade.


AMARELO: Aspectos favoráveis: o amarelo é a cor mais clara e a que mais se assemelha ao Sol. Essa cor traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Ela tem uma atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria.
O amarelo é compreensivo e inspirador; ele refulge e ilumina e, em sua vibração mais positiva, essa cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria. Razão e lógica são seus atributos e deles se irradiam discriminação intelectual, discernimento e capacidade de decisão.
Aspectos desfavoráveis: a vibração negativa do amarelo pode ser extremamente destrutiva. Ela envolve decepção, afastamento, comportamento controlador, discrição, maldade, comportamento vingativo e bajulação.

VERDE: Aspectos favoráveis: a energia do verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Ela é a imagem da segurança e da proteção e cria um ambiente propício para tomar decisões. Espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio são aspectos que se originam do sentimento natural de justiça do verde. Essa cor atua como um sinal para a renovação da vida e sua vibração mais elevada reflete o espírito de evolução.
Aspectos desfavoráveis: avareza, indiferença e insegurança são algumas das expressões negativas da cor verde. Raciocínio precário, cautela excessiva e suspeita estão representados na natureza negativa dessa cor e, junto com a precocidade, podem indicar ciúmes, inveja, egoísmo e preconceito. Ele produz um efeito sedativo e relaxante, embora possa causar sonolência, cansaço ou irritabilidade, se não for usado corretamente.


AZUL: Aspectos favoráveis: o azul assinala a entrada nos domínios mais profundos do espírito e uma das suas qualidades mais sutis é a aspiração. Essa cor faz parte do espectro frio e, por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé. O azul é uma cor popular associada ao dever, à beleza e à habilidade. A serenidade dessa coe traz consigo paz, confiança e sentimentos curativos agradavelmente relaxantes. Sua fluidez e força serena são traços atraentes, que provocam admiração por parte das outras pessoas.
Aspectos desfavoráveis: a natureza da cor azul é procurar e buscar sem cessar. Os aspectos comuns da vibração negativa dessa cor são dúvida e descrença, assim como a falta de habilidade. Essa cor é fantasiosa e estimula os devaneios, a tendência ao desleixo, a fatuidade e a desconfiança. Partindo do cansaço, da indolência e da apatia, o azul pode levar a um estado de melancolia, atraindo por fim uma sensação generalizada de inércia.


VIOLETA: Aspectos favoráveis: essa cor, formada pela combinação do azul com o vermelho, reflete dignidade, nobreza e respeito próprio. Essa é a cor da realeza e, em sua forma mais sublime, vibra com a força da integração e da unidade. Quando sua qualidade intrínseca estiver coligada pela energia psíquica com a visão e intuição, essa cor será o agente do próprio destino. Dons artísticos, tolerância e consideração estão associados à cor violeta. Sua força tranqüilizante e suavizante representa um idealismo prático imbuído de humildade.
Aspectos desfavoráveis: o lado negativo da cor violeta inclui esquecimento e falta de persistência. Irreflexão, desrespeito e atitude autoritária e exigente originam-se do uso incorreto dessa energia. Ela pode degenerar-se em idealismo sem resultado prático, isolamento, corrupção e desintegração. Orgulho e arrogância também estão presentes nesse nível.


Efeitos Fisiológicos das Cores nas Roupas

VERMELHO: esta cor faz com que você se sinta mais vigoroso, expansivo e pronto para avançar adiante em algum sentido evidente. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Se você usar vermelho, isso pode indicar que tem ardor e paixão, ferocidade e força. As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor. Vestir-se de vermelho também pode indicar sexualidade vigorosa.


LARANJA: esta cor revigorante e estimulante não tem muito do mesmo dinamismo do vermelho. Se estiver usando roupas da cor laranja, você pode ter traços corajosos e aventureiros, demonstrando entusiasmo e zelo em qualquer coisa que faça, mesmo que isso consuma suas energias. As pessoas que usam essa cor são afirmativas e gostam de rir e fazer outras pessoas rirem. O uso de roupas da cor laranja também estimula a conversação e o senso de humor.


AMARELO: esta cor geralmente é usada pelos intelectuais, estudiosos e pessoas que gostam de ocupar posições de autoridade e de controle. Ela estimula a receptividade e a atenção aos detalhes. Vestir-se de amarelo "atrai a luz". Essa é a cor mais associada com o Sol e tende a gerar qualidades otimistas e positivas nas pessoas que a usam em suas roupas.


VERDE: esta cor ajuda as pessoas a criarem um ambiente equilibrado, suavizante e calmo à sua volta. Ela simboliza harmonia e equilíbrio. O verde das roupas tende a refletir tipos convencionais, pessoas que gostam de ater-se ao que é certo e justo e que preferem não sobressair numa multidão. Os indivíduos que apreciam essa cor geralmente gostam da natureza e da segurança que ela traz.


AZUL: vestir-se de azul sugere espiritualidade e ordem. As pessoas que usam essa cor refletem um desejo de paz e quietude, tranqüilidade e até mesmo solidão. Essa cor não é ameaçadora e o indivíduo que a utiliza por certo valoriza a lealdade e a honestidade.


VIOLETA: o uso de roupas violeta gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima. Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade. Em virtude da sua riqueza, ela também está associada com o monarca, a extravagância e a prosperidade. Muitos artistas preferem essa cor para suas roupas, talvez por causa das suas qualidades espirituais ou criativas.


 PRETO: Essa é a cor usada pelos homens de negócio, policiais e padres para refletir poder e autoridade. O preto é percebido como escuro e misterioso e também pode significar sexo. Contudo, essa cor também é usada pelas pessoas que preferem parecer tradicionais e responsáveis.


BRANCO: as roupas brancas têm sido associadas à limpeza, à pureza e a inocência. Nos países orientais, o branco é usado como uma cor adequada para a morte e o pesar, aceitando que a pessoa morta partiu do mundo físico para um plano espiritual mais puro. Essa é a cor do desprendimento. O branco reflete todas as cores e as pessoas que o utilizam nas roupas podem faze-lo para manter-se refrescadas sob o calor dos raios solares.


MARROM: a cor marrom geralmente está associada com terra e estabilidade. Para criar essa cor, você precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. O marrom é uma cor envolvida com o enraizamento e a criação de fundações firmes para o futuro (semelhante ao lado positivo do vermelho). Ele também contém a qualidade poderosa do preto, no que se refere à autoridade, à confiança interior e à auto-afirmação. Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom por certo é extremamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sua família e seus amigos. No lado positivo, essas pessoas são práticas e materialistas na vida, mas em seu aspecto negativo elas podem ser profundamente inseguras e instáveis. A cor marrom gera organização e constância, especialmente nas responsabilidades do cotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir "à raiz das coisas" e lidar com questões complicadas de forma simples e direta. Elas não são pessoas "insensatas".

Curiosidades sobre a Coleção Risqué Arábica

Achei super interessante quando li sobre essa coleção pois está TOTALMENTE ligado a moda (Coleção mais nova da Risqué foi elaborada juntamente com o Reinaldo Lorenço!). Além de ter tudo haver com a história, por trás dos Novos boêmios, representando enraizamento de sua cultura, e uma paleta de cores compostas por cores sofisticadas, apreciado por eles.

Segundo especialistas. a tendência de moda hoje, é a na natureza, pois hoje em dia todos nós de alguma maneira tentamos ser sustentáveis, tentando resgatar a natureza dentre de nossas cidades ou mesmo se preocupando em mantê- la viva e preservada. Com base nisso os hits da estação são os tons de marrom, beges e rosas, lembrando uma natureza rústica; além dos verdes, olivas e alaranjados remetendo a vivacidade da vegetação.

Reinaldo Lorenço decidiu então escolher nada mais do que o Café, o elemento da natureza mais presente no Brasil desde a época colonial. Hoje a bebida é conhecida mundialmente; tomar um cafézinho virou hábito, prazer, lazer, e pode ser um ato simples e caseiro ou altamente sofisticado - como os cafés de pura origem, blends e arábicos (Pura cultura).

Tendo isso em mente Reinaldo Lorenço usou sua inspiração para sua coleção Primavera/Verão - 2009/2010 e aliou com a Risqué para criar os esmaltes que já estão em alta! O resultado dessa aliança foram cores sofisticadas em tons de verde, vermelho, marrom e até cinza. 

Para quem já não está usando um dos esmaltes maravilhosos da nova coleção. Conferem abaixo a criação magnífica de Reinaldo Lorenço e Risqué. Precisamos que se alliem mais vezes em! O resultado foi surpreendente!

Da esquerda para direita:

Arábia - cinza aberto encantador

Grão de Café - um rosado com toques de frutas vermelhas 

Expresso - Marrom encorporado com um pouco de brilho

Menta- um verde aberto e ousado

Capuccino- um beje suave

Agora vem a parte mais impolgante!!Vamos ver como Reinaldo Lorenço aplicou essas cores em suas criações, e como vai representar suas mulheres de 'target'.





Reinaldo traduziu a história de café em roupas leves, de tons neutros e cortes ousados, representando bem a feminilidade com um toque de ousadia e auto confiança das mulheres. 


Cores de design de interiores  associados a moda


 A Coral, marca do grupo holandês AkzoNobel, apresentou a sexta edição (2009) do Colour Futures, um livro que aponta as tendências de cores e estilos de decoração anualmente. Quando li a respeito identifiquei a  Herança Cultural, Dimensões do Branco, e Equilibrium com os Novos Boêmios. Então decidi tentar fazer um link, pois afinal interior de design e moda andam junto. 

É difícil definir cores que representam os novos boêmios, pois afinal eles não seguem um estilo específico, um pensamento em sintonia, não são um grupo definido, em que as pessoas se juntam e seguem uma mesma crença. Mesmo querendo sempre tá em busca de ser exclusivo e diferente, são um conjunto de pessoas que tem personalidade própria. 

São pessoas que não se limitam a uma cor como os rockeros ou punks, muito pelo contrário, todas as cores mencionadas acima, são cores que usariam, dependendo do que querem expressar a cada dia. Usam todas as cores, sabem escolher, e distribuir as cores em seu look. 

Agora se fomos analizar as cores mais predominantes entre estilistas de marcas de identificação dos novos boêmios, ou mesmo de cores usados no disgn de interior de suas casas, podemos chegar a conclusão de que são usados muitas cores pastéis e neutras, cores orgânicas. Essas, representam sua cultura, sua classe, sua elegância, sua characterística de não querer exbanjar seu modo discreto e sútil. Essas cores podem ser percebidas nos painís de cores da Coral abaixo. 

Painel de Cores - Herança Cultural: A Paleta deste tema combina uma nobre variada linha de tonalidades botânicas, tais como mostarda, baosa, uva, vcacto, enriquecidas por cores vibrantes e modernos, tons tecnológicos. 














Painel de Cores - Dimensões do Branco: A coleção de cores combina novos brancos delicados e cor de giz com assombreamentos comedidos e sutis. 














Painel de cores - Equilibrium: Inspirada em tons de chá, a paleta deste tema conta com uma coleçãode cores calmantes e agradáveis, como jasmim, rosa, tília, musgo e menta. Esses tons são sociáveis e confortantes, levando delicadeza à paleta.                                                            








                                       

               





Em contraste disto os, os Novos Boêmios são pessoas muito vividas, pessoas cult, pessoas inovadores, pessoas de personalidade forte, tem ousadia e o usa quando necessário. Nada mais óbvio do que cores fortes para expressar essa ousadia, elas usariam tanto em acessório, quanto em uma blusa, ou mesmo uma peça única!!Não deixam de usar um vermelhão, um roxo escuro, um verde limão e nem um laranja. Nada melhor do que mostrar essa ousadia e brilharem neste Verão. 





Um comentário:

  1. OLÁ A MARCA RAQUEL PIRES ESTÁ TE SEGUINDO. CONVIDAMOS VC P/ CONHECER NOSSAS BIJU.
    aBÇOS
    www.raquelpiresbijoux.blogspot.com

    ResponderExcluir