sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Estilo De Vida



Para adentrar no universo dos Novos Boêmios resolvi entrevistá-los. Enfrentando o primeiro grande desafio: identificá-los.

Entre pesquisas e questionamentos ficou nítido que sua grande maioria circula pelo mundo da arte, música, poesia, literatura, cinema, teatro, design, arquitetura, moda e eventos. Pessoas que primam pelo conhecimento, qualidade de conteúdo, bagagem e intelecto, que agregam novos valores a cultura brasileira, tecendo uma grande rede de relacionamentos que envolve valores, interesses e paixões semelhantes.

Os Novos Boêmios são intrépidos frente a suas idéias. Chegaram para absorver o que o mundo tem de melhor e pior traduzidas por percepções sensíveis ou avassaladoras. 8 ou 80. Eles, preferem o 80!

Abaixo confiram as entrevistas com esses grandes pensadores e filósofos que gentilmente compartilharam mais de suas idéias...



Alika Finotti, paulistano, 26. (http://orgasmagia.blogspot.com/) -  'Excêntrico'.




















  1)   Qual sua profissão? Por que escolheu sua profissão?

Sou escritor de literatura e poesia. Acho que foi mais a profissão que me escolheu, do que o contrário.

2) O que gosta de fazer nas horas vagas? Quais são suas paixões?

Gosto de sair para dançar, pegar uma praia, um cinema, uma peça no Teatro Oficina, sempre com minha namorada e muita música instrumental. Minhas paixões são a espiritualidade, a ciência moderna, e as amizades profundas.

3)Valoriza a vida social? Onde frequenta? Sai quantas vezes por semana?

Valorizo bastante, mas nos últimos tempos priorizei encontros com o grande grupo de amigos que temos formado, variando entre a casa de um de outro. Gosto também de frequentar grandes festivais de música eletrônica, duas ou três vezes ao ano, passando uma semana em algum paraíso distante, como Festival Fora do Tempo no Maranhão, Universo Parallelo na Bahia, e outros.

4)Frequenta exposições? Se frequenta por que canal você fica sabendo dessas exposições? Com que frequência vai as exposições?

Raramente vou a exposições, mas estou bem afim de começar a frequentar as dicas do site CatracaLivre. Nas raras ocasiões são trabalhos de amigos e conhecidos pros quais sou convidado por eles mesmos.

5) Como descreveria seu conhecimento cultural?

'Excêntrico'. Amo Miles Davis e música instrumental em geral, internacional e brasileira também. No âmbito da leitura, tenho como grande referência o Nietzsche. Não assisto muita televisão nem costumo ver tantos filmes. Gosto de selecionar muito bem o que 'consumo' culturalmente no cotidiano, mas também sei me divertir se for parar num forró ou numa festa com rock caipira no interior. Me considero bastante cabeça aberta nesse sentido, mas em casa só coisas muito favoritas.

6)Valoriza a moda? O que é a moda para você?

Não sou alguém fanático por tendências, bem pelo contrário, mas com certeza sou influenciado por certos padrões que vão aparecendo nos meios pelos quais transito. A moda pra mim é um principalmente um mercado, e por isso algo focado em impressionar pra lucrar. Num sentido menos estrito, a moda é o que se nota nas ruas (bem diferente, em geral, das passarelas), e por isso acho interessante como uma forma de comportamento social. Reconheço, porém, o valor do 'vestir-se', pois sua roupa fala muito sobre você, o que você veste é um grande testemunho de quem você é.

7)Como defineria seu estilo? O que pensa quando veste sua roupa?

Estou entre um completo despreocupado e um despojado atencioso. Em outras palavras, gosto de me sentir confortável e não me importo nem um pouco com o que estou vestindo se estou indo no banco pagar contas, mas sei me produzir se a ocasião exigir, e também me divirto com isso, vestir um risca-de-giz para um casamento ou algo transado pra uma balada pra qual me convidaram.

8)Aprecia comprar roupas? É detalhista quando compra ou faz compras emocionais e por impulso?

Acho que é difícil não gostar de comprar roupas, o que mais é comum é não gostar dos preços delas. Costumo adicionar peças inusitadas ao meu guarda-roupas nas minhas viagens pelo Brasil, ocasiões em que descubro lojas bacanas e com preços ótimos, com algum toque regional, com alguma arte que não se vê em qualquer vitrine.

9)O que analiza/ percebe quando esta comprando um produto? Compra apenas com know how – sabendo analizar a qualidade, a utilidade...etc, ou compra se está na moda, se gostou naquele instante?

Não possuo um caráter muito consumista. Prefiro os produtos que realmente adicionem na minha vida, gosto de fazer compras ponderadas, com pesquisa anterior. Quase impossível me achar num shopping passeando em busca de algo de que não sinto necessidade de ter. Não faço compras supérfluas.

10)Se fosse escolher, dois objetos, acessórios ou peças de roupas, quais seriam os escolhidos para simbolizar sua personalidade / experiências vividas?

Meu MicroTrack da M-Audio (gravador portátil digital profissional) e um bom par de baquetas, porque toco bateria como hobby desde os 15 anos de idade.

11)O que geralmente assisti na TV? Por que te interessa?

 Costumo procurar filmes e documentários. Como não vejo muita TV, quando assisto prefiro ver algo que adicione, ao invés de ficar zapeando por seriados ou novelas. Gosto dos programas culturais e científicos.

12)Quais são suas characteristicas mais marcantes? Crítico, curioso, culto, communicador, criativo, confiante, teimoso, alegre, otimista, determinado… etc

Sinto que consigo combinar uma certa seriedade do espírito com um bom humor no dia a dia. Sou bastante teimoso e admito me achar o dono da verdade em muitas situações. Me considero uma pessoa leal e verdadeira, tranquilo na maior parte do tempo, mas bastante bravo também quando as circunstâncias pedem.

13)Em que ‘grupos’ se encaixa? Super ego, intellectual, artista, butequeira, insider, baladeiro, excêntrica, cult, de bem com a vida – bon vivan…etc. Se tiver um outro ‘grupo’ que acha que se encaixa, que não foi comentado, por favor cite e descreva.

De bem com a vida, artista, baladeiro (mas que gosta mesmo é de dançar). Sou bem caseiro e intimista, adoro meu cantinho no mundo e juntar os amigos pra dar risada. 



Giovanna Caldas Cesari, Paulistana, 22. - "Da Nova Era"












 






1)   Qual sua profissão? Por que escolheu sua profissão?

Estou cursando Tecnologia em Eventos na UAM. Mas trabalho com Produção Cultural, escolhi essa pois tem tudo a ver comigo, com o meu ritmo, com as minhas habilidades .. Competência vai se adquirindo com o tempo.. É uma profissão que me dá prazer, principalmente por se tratar de projetos de valor cultural e AGREGAR VALOR A CULTURA BRASILEIRA, lembrando que o Brasil não é só futebol, gostosas e carnaval!

2) O que gosta de fazer nas horas vagas? Quais são suas paixões?

Viajar! Viajar! Viajar! – minha paixão é viajar, entrar em contato com culturas locais, vivenciar outras culturas e aprender com elas. Locais com belas paisagens naturais me encantam muito. Uma barraca, uma fogueira, frutas e boa companhia já fazem a minha cabeça. 

Cinema e Teatro são outras paixões – sempre q posso compareço. Em especial o Teatro Oficina – minha GRANDE PAIXÃO!

3)Valoriza a vida social? Onde frequenta? Sai quantas vezes por semana?

Valorizo demais, mas ultimamente não tenho tido tempo. Quando tenho tempo valorizo reunir os amigos e ficar tranqüila fazendo um som na casa de alguém.

Locais que gosto de ir: Beco da Vila, Maracatu Bloco de Pedra, museus, cinemas, rua augusta, centro da cidade (passear, andar, ir em um bar), baladas só a D-edge!

4)Frequenta exposições? Se frequenta por que canal você fica sabendo dessas exposições?  Com que frequência vai as exposições?

1 VEZ A CADA 2 MESES. Infelizmente pois não tenho tido tempo.

Fico sabendo pelo jornal ou pelo boletim online B.Coolt. (siteS> catraca livre/ guia da folha e guia sp)

5) Como descreveria seu conhecimento cultural?

Fraco. Por mais que eu conheça bastante coisa sinto falta de mais bagagem e mais conhecimento sobre grandes artistas e movimentos culturais do passado e presente.

6)Valoriza a moda? O que é a moda para você?

Não sigo modas, uso o que quero conforme meu humor, clima e viabilidade. 

Moda pra mim é um ciclo. Um ciclo devido as estações do ano, que dita as tendências que as pessoas estão seguindo no mundo todo. Por um lado critico pois não acho q a mesma coisa q usam em Londres pode se adaptar bem a realidade do nosso país tropical, apesar de apreciar a moda de todas as culturas. 

A Moda deve respeitar todos os bolsos e indicar ao Ser Humano que ele deve se vestir da forma mais confortável possível, sem bitolar as pessoas num molde, uniformizá-las como um exército.. 

As vestes devem ser apropriadas para o tipo físico daquele Ser, o deixando seguro de desfilar pelo Mundo com sua ‘segunda pele’!Livre de se enquadrar nesse padrão, molde;

7)Como defineria seu estilo? O que pensa quando veste sua roupa?

Não tenho um estilo só. Cada dia sou um novo personagem que busca de minha essência. Mas se for para definir, defineria como retro ao hippie. 

8)Aprecia comprar roupas? É detalhista quando compra ou faz compras emocionais e por  impulso?

AMO Comprar roupas, sapatos, bolsas e acessórios. Mas minha realidade é outra. Compro quando REALMENTE PRECISO, mas estou trabalhando para um futuro repleto de abundancia, tanto nas posses materiais quanto físicas. 

9)O que analiza/ percebe quando esta comprando um produto? Compra apenas com know  how – sabendo analizar a qualidade, a utilidade...etc, ou compra se está na moda, se gostou  naquele instante?

A primeira coisa é a qualidade do tecido. Prefiro tecidos finos, frescos, leves. Ainda mais tratando-se de um “pá tropí” não tem como ficar usando jeans por ai. Penso que as roupas devem se adaptar as necessidades de cada SER, pensando que cada um vive uma realidade e que a roupa que veste deve fazê-lo sentir-se bem e confortável. Não bonito e desconfortável.

Pois na história da humanidade o Homem criou as vestes para se proteger do frio, das atemporalidades climáticas e para protegê-los dos outros seres vivos. Por mim, andaríamos todos nus . Felizes em assumir a nossa verdadeira essência/realidade! Mas q é uma delicia se ‘fantasiar’ e encarnar os personagens diários, Ah isso é!

10)Se fosse escolher, dois objetos, acessórios ou peças de roupas, quais seriam os  escolhidos para simbolizar sua personalidade / experiências vividas?

Uma bolsa, simbolizando "bagagem" e a personalidade que carrego e coisas que acredito que andam (carrego) sempre comigo, alinhadas com o q digo e penso.

Uma havaianas, simbolizando a liberdade q gosto tanto... o confortável, o despojado, despreocupado.

Um pano marroquino, "aquele meu clássico", adoro me envolver nesses tecidos étnicos com lindas estampas e texturas, sinto que eles simbolizam exatamente quem eu sou. Uma pessoa que se envolve em tudo que faz. Se envolve com todos, sem pré- conceitos,

se envolver na vida.. envolvimento... En vol vi Men to ... 

11)O que geralmente assisti na TV? Por que te interessa?

Quase não assisto. No mááááximo: GNT, Multishow, Discovery, History Channel, Canal Brasil, TV Cultura!

Esses canais me interessam pois agregam no meu conhecimento geral! 

12)Quais são suas characteristicas mais marcantes? Crítico, curioso, culto, communicador, criativo, confiante, teimoso, alegre, otimista, determinado… etc

Alegre, comunicadora, crítica, teimosa

13)Em que ‘grupos’ se encaixa? Super ego, intellectual, artista, butequeira, insiders, baladeiro,  excêntrica, cult, de bem com a vida – bon vivan…etc. Se tiver um outro ‘grupo’ que acha que se  encaixa, que não foi comentado, por favor cite e descreva.

“Da Nova Era”, Excêntrica, Artista.


Luciana Beloli,  28 ANOS -  "Trânsito entre os mundos"















1) Qual sua profissão? 

Dançarina e Educadora somática do movimento - METODO FELDENKRAIS. Atualmente faco parte do gruopo de pesquisa do espaço Viver Junto da Jose Maria Carvalho, além de fazer outras performances. 


2) O que gosta de fazer nas horas vagas? Quais são suas paixões?

Não tenho hora vaga, toda hora é hora. fazer da vida arte vivida. desejo o ócio criativo. Amo as pessoas, as coisas, os lugares. fazer minhas proprias roupas, cantar, dançar, viajar... tudo é trabalho. viver 

3) Valoriza a vida social? Onde frequenta? Sai quantas vezes por semana?

Vivo tudo que me arrebata, onde tem intensidade. Ultimamente tenho valorizado a solidão, mas gosto de saber o que estão criando na dança, na música, artes plasticas...

4) Frequenta exposições? Se frequenta por que canal você fica sabendo dessas exposições? Com que frequência vai as exposições?

Sempre que posso, tento ir. Fico sabendo pela internet, facebook, amigos, procuro sempre ficar connectada. 

5) Como descreveria seu conhecimento cultural?

Curiosa.

6) Valoriza a moda? O que é a moda para você?

Adoro, admiro, com todo o cuidado essa questão tendências, certo e errado, corpo perfeito. A moda é de cada um... Tenho pensado em moda sustentável, reutilização, autocriação.

7) Como defineria seu estilo? O que pensa quando veste sua roupa?

A roupa afeta os afetos. sou afetada e afeto por onde passo, com o que visto. a roupa acompanha o estado de espirito, movimenta emoções e sensações. Tem gente que não liga não ve, pra mim faz todo a sentido.

8) Aprecia comprar roupas? É detalhista quando compra ou faz compras emocionais e por impulso?

Aprecio, cores e tecidos. Mas infelizmente não tenho comprado nada, está tudo caro demais. 

9) O que analiza/ percebe quando esta comprando um produto? Compra apenas com know how – sabendo analizar a qualidade, a utilidade...etc, ou compra se está na moda, se gostou naquele instante?

Se gostei muuito e farei bom uso, mas as vezes falho por impulso sim. Quero precisar sempre de menos .

10)  Se fosse escolher, dois objetos, acessórios ou peças de roupas, quais seriam os escolhidos para simbolizar sua personalidade / experiências vividas?

Pedaços de pano, lenços. Escolho os panos e tecido pela diversidade de amarrações e brincadeiras que da pra fazer, cores, texturas, e o movimento leve e esvoaçante que ele propoe.

11)  Quais são suas characteristicas mais marcantes? Crítico, curioso, culto, communicador, criativo, confiante, teimoso, alegre, otimista, determinado…etc

Curiosa, alegre criativa.

 12) Em que ‘grupos’ se encaixa? Super ego, intellectual, artista, butequeira, insiders, baladeiro, excêntrica, cult, de bem com a vida – bon vivan…etc. Se tiver um outro ‘grupo’ que acha que se encaixa, que não foi comentado, por favor cite e descreva.

Trânsito entre os mundos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário